Pensar Contábil, Vol. 16, No 60 (2014)

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Ranking das Instituições de Ensino Superior do Sistema ACAFE a Partir dos Indicadores de Desempenho Econômico, Financeiro e de Atividades

Evandro de Nez, Nelson hein

Resumo


Resumo
O objetivo desta pesquisa é realizar o ranqueamento das instituições de ensino superior (IES) associadas ao sistema ACAFE a partir dos seus indicadores de desempenho econômico e finan-ceiro. Para tanto, efetuou-se o cálculo dos indicadores aplicados a entidades do terceiro setor conforme estudo de Barney (1991), que são de liquidez, endividamento e atividade para cada entidade em análise a partir das demonstrações contábeis financeiras do exercício de 2011. Aplicou-se o método Topsis para elaborar o ranking geral das instituições a partir de seus respectivos indicadores, onde a Udesc possui a maior proximidade com a situação ideal positiva, liderando o ranking e a Uniplac com a situação ideal negativa. Posteriormente foi realizada a comparação do ranqueamento obtido a partir do IGC contínuo divulgado pelo MEC do respectivo período, o qual pode-se confirmar que existe diferença entre os rankings  analisados.

Palavras-chave: Instituições de Ensino Superior, Indicadores de desempenho Econômico/Financeiro, Indicadores de Atividade.

Abstract

The objective of this research is to perform the ranking of higher education institutions (HEIs) associated with ACAFE system from its economic indicators and financial performance. To
do so we performed the calculation of the indicators applied to third sector entities according to a study of Barney (1991), which are liquidity, leverage and activity for each entity in question from the financial accounting statements for 2011. After we applied
the TOPSIS method to prepare the general ranking of institutions from their respective indicators, where UDESC has the highest proximity to the positive ideal situation, leading the ranking and UNIPLAC with ideal negative situation. Later comparison of the ranking obtained from the ongoing IGC released by the MEC of the relevant period, which can be performed to confirm that there was difference between the ranking’s analyzed.

Key words: Institutions of Higher Education, Performance Indicators, Economic / Financial, Activity Indicators.


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