REVISTA DE CONTABILIDADE DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UERJ, Vol. 28, No 3 (2023)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Fatores determinantes do itinerário da formação profissional: Uma perspectiva dos contadores

Sérgio Luiz da Costa, Jandeson Dantas da Silva, Wênyka Preston Leite Batista da Costa, Clovis Antonio Kronbauer, Sérgio Luiz Pedrosa Silva

Resumo


O objetivo geral consiste em identificar os fatores determinantes do itinerário profissional na perspectiva dos contadores. Metodologicamente a pesquisa é classificada como descritiva, levantamento e quantitativa. Utilizou-se um questionário para a coleta, tendo obtido um retorno de 96 respostas. Identificou-se três construtos: F1 – Vantagens da atuação no mercado; F2 – Aspectos formativos acadêmicos; F3 – Aspectos motivacionais antecedentes à escolha do curso. No Fator 1 destaca-se a variável V23 - Atuar na área contábil é vantajoso, pois proporciona um mercado de trabalho abrangente, por sua carga fatorial de 0,890 e as correlações significativas com outras variáveis. No Fator 2 a carga fatorial de 0,872 da V10 - A metodologia dos docentes da graduação é satisfatória para formação profissional, adicionando a sua capacidade de correlacionar-se com outras variáveis com elevada carga demonstrando sua relevância. Por fim, no Fator 3 a V7 - Boas perspectivas salariais motivaram a escolha do curso de Ciências Contábeis, apresentou carga fatorial de 0,811, bem como as principais correlações significativas do construto a envolvia. A pesquisa contribui academicamente por adicionar à literatura achados estatísticos. A contribuição prática consiste na disponibilização de resultados confirmados úteis para aprimorar o percurso de formação. Na contribuição social destaca-se a identificação de instrumentos que possibilite capacitar profissionais para o exercício de resolução de problemas existentes na sociedade. Este artigo, limita-se a perspectiva de uma categoria, portanto os resultados não podem ser generalizados. Pesquisas futuras podem aplicar outras técnicas e ampliar a amostra.


Texto Completo: PDF

ISSN da versão on-line (atual): 1984-3291
Periodicidade: Quadrimestral
Classificação CAPES: A3