REVISTA DE CONTABILIDADE DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UERJ, Vol. 27, No 2 (2022)

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Fatores Facilitadores e Dificultadores no Desenvolvimento de Lideranças na Administração Pública: um Estudo de Caso do Programa Líderes Cariocas

Elizabeth Fiuza de Giovanni, Marcus Brauer, Ettore de Carvalho Oriol, José Augusto Sá Brito Freitas

Resumo


Poucos estudos no Brasil são focados no desenvolvimento de líderes e lideranças no setor público. O objetivo desta pesquisa foi descrever como são percebidos os fatores facilitadores e dificultadores do Programa Líderes Cariocas da Prefeitura do Rio de Janeiro a partir de participantes, ex-participantes e administradores do Programa. O método utilizado foi o estudo de caso único, devido à falta de iniciativas semelhantes no Brasil para serem utilizadas em um estudo de caso múltiplos. A coleta de evidências foi realizada com (i) entrevistas semiestruturadas, (ii) informações do site do Programa e (iii) legislações correspondentes. Os dados colhidos foram tratados por meio da análise de conteúdo, auxiliada pelo software ATLAS.TI. Os resultados apontaram que os fatores facilitadores percebidos foram os ganhos obtidos pelo programa, em termos de capacitação e desenvolvimento, a visibilidade e a formação das redes de relacionamento, que propiciaram uma visão sistêmica da Prefeitura e a resolução eficiente e menos burocrática dos problemas. Os fatores dificultadores percebidos foram em relação ao acompanhamento individualizado, à ascensão na carreira e aos relacionamentos com chefias e colegas. Conclui-se que o Programa traz resultados benéficos aos participantes e que investimentos na seleção e capacitação de lideranças no setor público são fundamentais para que os serviços públicos tenham melhor retorno e agreguem mais valor à sociedade.


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ISSN da versão on-line (atual): 1984-3291
Periodicidade: Quadrimestral
Classificação CAPES: A3