REVISTA DE CONTABILIDADE DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UERJ, Vol. 24, No 1 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Editorial, v.24, n. 1. 2019

Andréa Paula Osório Duque

Resumo


Editorial

Viver é enfrentar um problema atrás do outro.

O modo como você o encara é que faz a diferença.

Benjamin franklin

Caros Leitores,

 

Partindo desta premissa de Benjamin Franklin, a Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (RCMCC) lança o volume 24, n. 1, 2019, e convida seus leitores a “fazerem a diferença” ao diversificarem seus objetivos técnicos lendo os artigos que compõem esta publicação.

O artigo Efeitos da divulgação dos principais assuntos de auditoria no retorno das ações no mercado de capitais brasileiro objetiva investigar a reação do mercado à divulgação dos principais assuntos de auditoria no relatório do auditor independente, relativo ao exercício de 2016.

O artigo Construção de um plano de contas para a contabilidade ambiental empresarial visa construir um plano de contas para a apresentação da Contabilidade Ambiental empresarial, servindo de suporte para uma maior evidenciação das variáveis ambientais dentro da contabilidade das empresas.

O artigo Reconhecimento bibliométrico dos macrotemas contábeis destina-se a realizar um levantamento bibliográfico de estudos científicos publicados em periódicos nacionais, sob o tema contabilidade, classificando-os e evidenciando-os sob um contexto bibliométrico, as características e tendências de pesquisas científicas dos principais macrotemas contábeis.

O artigo A pesquisa em teoria da escolha pública: o perfil, as fontes e a produção objetiva mapear os trabalhos científicos fundamentados na Teoria da Escolha Pública. Sob essa ótica, foi realizado um levantamento bibliométrico e aplicação de métricas da cientometria em trabalhos científicos fundamentados na teoria da escolha pública do período de 2007 a 2016.

O artigo A influência da representatividade dos ativos intangíveis sobre o retorno das ações quando do anúncio de revisão do rating soberano do brasil para grau especulativo analisa a relação entre os ativos intangíveis e o retorno anormal observado no mercado financeiro brasileiro frente ao downgrade do rating soberano para nível especulativo dado pela agência Standard & Poor’s em 2015.

O artigo Finanças pessoais: um estudo com acadêmicos sob a abordagem da teoria da contabilidade mental visar identificar aspectos das finanças pessoais de graduandos em Ciências Contábeis, Design, Moda e Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá, campus de Cianorte, sob a ótica da Teoria da Contabilidade Mental

O artigo Impacto da recompra de ações no valor das empresas brasileiras de capital aberto busca identificar o impacto da recompra de ações no valor das empresas brasileiras que negociaram ações na B³ entre 2011 e 2015, tendo como proxy para valor de empresa o Q de Tobin.

Boas leituras e aproveitem para vivenciarem as diferenças de experiências.

 

 

Profa. Dra. Andréa Paula Osório Duque

Editora da Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ


Texto Completo: PDF

ISSN da versão on-line (atual): 1984-3291
Periodicidade: Quadrimestral
Classificação CAPES: A3