REVISTA DE CONTABILIDADE DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UERJ, Vol. 20, No 2 (2015)

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INVESTIGAÇÃO SOBRE A PERCEPÇÃO DE CONFIABILIDADE NA CONTABILIDADE: UMA APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE EVOCAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS COMBINADA COM ANACOR E HOMALS

Marcio Marcelo Belli, Johan Hendrik Poker Junior, Marco Antonio Figueiredo Milani

Resumo


RESUMO A contabilidade existe para atribuir valores aos elementos patrimoniais segundo regras prescritas pelas normas contábeis e, mais recentemente, no Brasil, pelo referencial conceitual do CPC- Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Desta forma, a principal tarefa da contabilidade é apresentar constructos que representem os elementos do patrimônio e do resultado de maneira a permitir a tomada de decisão e a formulação de políticas públicas que se baseiem nestes elementos. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo analisar a percepção sobre alguns dos principais constructos da contabilidade - Lucro; Lucro contábil; Padrões contábeis e Contabilidade após o processo de harmonização contábil  pois, uma das questões fundamentais neste caso é entender se os constructos contábeis são considerados confiáveis. Adicionalmente, inclui-se o termo Lucro econômico como forma de se identificar alguma preferência em relação aos termos contábeis. Para tanto, promoveu-se uma pesquisa utilizando-se a técnica da evocação livre de palavras. Para implementação da pesquisa, utilizou-se uma amostra não estatística composta por um grupo de 104 alunos, sendo: 37 alunos do último ano de Graduação em Ciências Contábeis; 37alunos do último ano de Graduação em Administração e 28 alunos pertencentes a um Programa de Mestrado e Doutorado em Controladoria e Contabilidade. O instrumento de coleta de dados constituiu-se de um questionário semi-dirigido elaborado segundo a técnica da evocação livre de palavras, a qual tem sido utilizada por pesquisadores que apresentam interesse nas representações sociais de diferentes fenômenos. Os procedimentos utilizados para a avaliação dos resultados foram a análise de correspondência simples (ANACOR) e análise de homogeneidade (HOMALS). Os resultados demonstraram variações significativas quanto à percepção dos alunos em relação aos respectivos cursos. Os resultados que foram baseados nas representações apresentados pelos estudantes de cada curso, apontaram para opiniões que não podem ser consideradas unânimes entre os estudantes, todavia, os resultados deixaram claro que nenhum dos conceitos apresentados revelou-se um motivador inconteste de representações que suscitassem uma visão positiva, pelo contrário, as respostas e suas combinações indicaram que as representações indicam evidências de representações negativas em relação a vários termos propostos.

 Palavras-chave: Evocação livre de palavras. Contabilidade. Padrões contábeis. Lucro contábil. Lucro econômico.  

ABSTRACT

Accounting exists to describe values to the assets and liabilities in accordance with standards and accounting rules, and, in Brazil, more recently, accordingly with the CPC- Accounting Pronouncements Committee conceptual framework . Thus, the main task of accounting is to provide constructs that be able to represent the elements of equity and income in order to help decision process in public and private entities which are based on these elements. Thus, this study aimed to analyze the perception of constructs of accounting - Income; earnings; Accounting and Accounting Standards after the process of accounting harmonization. Additionally, it includes the term economic earnings as a way to identify some preference in relation to accounting terms. For both, was implemented a research using the of free word evocation technique. To research implementation, we used a non-statistical sample of a group of 104 students, being: 37 students attending the last year of Accounting course; 37 students attending the final year of Management course and 28 students attending to a Master and Doctorate Program in Accounting. The data collection instrument was based in a semi-directed questionnaire prepared according to the technique of free words evocation, which has been used by researchers who have interest in the social representations of different phenomena. The procedures used for the evaluation of the results were the simple correspondence analysis (ANACOR) and homogeneity analysis (HOMALS). The results showed significant variations in perceptions of students in relation to their courses. The results were based on representations made by the students of each course, pointed to opinions that may not be considered unanimous among students, however, the results made it clear that none of the concepts presented proved to be a motivator undisputed representations to a vision positive, in contrast, the responses and their combinations pointed out that the representation of evidence indicate negative representations regarding several proposed terms.

Key-words: Free words evocation. Accounting. Accounting standards. Earnings. Economic earnings. 

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ISSN da versão on-line (atual): 1984-3291
Periodicidade: Quadrimestral
Classificação CAPES: A3