REVISTA DE CONTABILIDADE DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UERJ, Vol. 19, No 1 (2014)

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GERENCIAMENTO DE RESULTADOS: UM ESTUDO DAS EMPRESAS DO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL

Laerson Morais Silva Lopes, Francisco Marton Gleuson Pinheiro, José Maria Dias Filho

Resumo


O objetivo do estudo foi verificar se as empresas de telecomunicações brasileiras listadas na BM&FBovespa adotam práticas de gerenciamento de resultados em função do nível de endividamento ou para reduzir a variabilidade dos lucros. O estudo abrangeu quatorze empresas de telecomunicações no período de 2005 a 2010. O exame da relação entre despesas com depreciação e amortização não apresenta resultados conclusivos do ponto de vista estatístico. Porém, o teste para itens extraordinários foi validado estatisticamente e sinaliza que nas empresas analisadas não há indícios de gerenciamento de resultados com itens extraordinários, para a redução da variabilidade dos lucros ou em função do nível de endividamento. Assim, os resultados sugerem que, num setor regulado, o gerenciamento pode ser minimizado pelo efeito regulação e, assim, a necessidade de incorrer em custos de agência seria menor.

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ISSN da versão on-line (atual): 1984-3291
Periodicidade: Quadrimestral
Classificação CAPES: A3