REVISTA DE CONTABILIDADE DO MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UERJ, Vol. 17, No 2 (2012)

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FORMAÇÃO DE PREÇOS: UM ESTUDO EM EMPRESAS INDUSTRIAIS DE SANTA CATARINA

Felipe Pereira Canever, Rogério João Lunkes, Darci Schnorrenberger, Valdirene Gasparetto

Resumo


O objetivo deste estudo é identificar as principais estratégias de precificação utilizadas por empresas industriais de Santa Catarina. Para tanto, selecionou-se as 100 maiores em termos de número de empregados, segundo a FIESC. A coleta dos dados foi realizada através de questionário e obteve-se um retorno de 12%. O delineamento metodológico foi descritivo, de caráter quali-quantitativo, conduzido por levantamento e amostragem por acessibilidade. Os resultados demonstram que na formação de preços as informações de custos, obtidas por meio do custeio por absorção, são utilizadas em conjunto com outros fatores como a sensibilidade do consumidor em relação ao preço. A estratégia mais adotada pelas empresas é a de igualar os preços aos dos concorrentes, juntamente com a de pacote e múltiplas unidades de preço. Observou-se também que na maioria das empresas pesquisadas a diretoria participa efetivamente na decisão do preço de venda sinalizando a relevância do tema para as organizações.

Palavras-chave: Preço de venda; Estratégias de preços; Empresas industriais.

Price Formation: a Study in Industrial Companies in Santa Catarina


ABSTRACT

The aim of this study is to identify key pricing strategies used by industries in Santa Catarina. To this end, it was selected the top 100 in terms of number of employees, according to FIESC. Data collection was conducted through a questionnaire and obtained a return of 12%. The methodological design was descriptive, qualitative and quantitative in nature, conducted by survey and sample accessibility. The results show that the pricing cost information, obtained through the absorption costing, are used in conjunction with other factors such as consumer sensitivity to the price. The strategy adopted by most industries is to equalize the prices of competitors, along with the package and price multiple units. We also observed that most of the companies surveyed the board participates effectively in the decision of the selling price, signaling relevance for the organizations. 

Keywords: Price; Pricing strategies; Industrial companies.

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ISSN da versão on-line (atual): 1984-3291
Periodicidade: Quadrimestral
Classificação CAPES: A3