Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, Vol. 1, No 1 (2015)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS SOBRE CONCEITOS ABORDADOS NA DISCIPLINA DE TEORIA DA CONTABILIDADE

Marcio Roberto Piccoli, Tânia Cristina Chiarello, Roberto Carlos Klann

Resumo


pEste artigo tem por objetivo identificar a percepção dos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis em relação a conceitos estudados na disciplina de teoria da contabilidade e sua relação com as demais disciplinas do curso. Para tal, foi utilizado um questionário estruturado, enviado eletronicamente aos alunos regularmente matriculados nas três Universidades privadas do Oeste e Extremo Oeste do Estado de Santa Catarina: Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Universidade do Contestado (UNC) e Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapeco). Os dados dos 163 respondentes foram analisados considerando alunos que já passaram pelo estudo dessa disciplina e os que ainda virão a estudá-la, utilizando-se da Análise Descritiva e da Análise de Correspondência (ANACOR). Os resultados apontam que a maioria dos alunos considera a disciplina de teoria da contabilidade importante para seu aprendizado, para o curso e para o entendimento das demais disciplinas. Notou-se ainda que os participantes com menos idade (17 a 21 anos) apresentam percepções superiores aos demais conceitos sobre despesa e perda. Conclui-se que a disciplina de teoria da contabilidade não apresenta mudanças significantes após ser ministrada no curso de ciências contábeis, visto que os alunos que não cursaram a disciplina apresentam conceitos superiores para Passivo, Receita e Perda, quando comparados com os alunos que já cursaram a disciplina./p

Texto Completo: ARTIGO