Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, Vol. 4, No 2 (2014)

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A COMPETIÇÃO DO MERCADO, IMPACTO NOS COMPONENTES DO LUCRO CONTÁBIL E NO RETORNO DAS AÇÕES

William Brasil Rodrigues Sobrinho, Herbert Simões Rodrigues, Isaac Gezer Silva de Oliveira, José Elias Feres de Almeida

Resumo


pA competição do mercado possui um efeito disciplinador para as firmas, podendo contribuir para melhoria da governança corporativa e redução dos custos de contratos. Em razão do aumento do fluxo das informações e possibilidade de uma maior comparação entre as firmas do mesmo setor, a competição pode limitar a discricionariedade do gestor, inclusive tendo impacto direto na qualidade da informação contábil. Partindo desse pressuposto o presente trabalho investiga a relação existente entre o ambiente competitivo, no qual a firma encontra-se inserida, e a persistência dos lucros e seus componentes (emaccruals/em e fluxo de caixa), na obtenção dos lucros e retornos das firmas em períodos seguintes. Foram utilizados como base, o modelo de Dechow (1994), Sloan (1996) e o modelo adaptado de Ali; Hwang; Trombley (2000). Como emproxy/em para a competição foi utilizado o índice de Herfindahl-Hirschman. A amostra contempla as empresas de capital aberto listadas na BMamp;FBovespa durante o período compreendido entre 2006 e 2012. Os resultados de um modo geral indicam que para a amostra analisada a estrutura de mercado (nível de competição) altera a relevância do fluxo de caixa e em setores mais concentrados (menos competitivos) os lucros e retornos são superiores./p

Texto Completo: ARTIGO