Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, Vol. 3, No 2 (2013)

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COMPETÊNCIAS DE ALFABETIZAÇÃO DOS INGRESSOS DA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO DESCRITIVO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO VALE DO SÃO FRANCISCO

João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento, Valcemiro Nossa, Juliana Reis Bernardes, Wellington Dantas de Sousa

Resumo


pO presente estudo de caso, de caraacute;ter predominantemente quantitativo, foi realizado em uma Instituiccedil;atilde;o de Ensino Superior (IES) do Vale do Satilde;o Francisco compreendendo 42 alunos ingressantes no curso de graduaccedil;atilde;o em Ciecirc;ncias Contaacute;beis com o objetivo de investigar se os ingressantes no curso de graduaccedil;atilde;o em Ciecirc;ncias Contaacute;beis apresentavam plena competecirc;ncia de alfabetizaccedil;atilde;o funcional. Os estudos que mensuram habilidades latentes, como eacute; o caso especiacute;fico da alfabetizaccedil;atilde;o funcional, tecirc;m apresentado desenvolvimento apreciaacute;vel nos uacute;ltimos anos, trazendo a Teoria de Resposta ao Item (TRI) como a principal teacute;cnica multivariada para a compreensatilde;o dos resultados. Assim, por meio de um questionaacute;rio composto por 15 questotilde;es oriundas da emNational Assessment of Adult Literacy/em - NAAL, buscou-se efetuar uma anaacute;lise comparativa do desempenho dos alunos utilizando a Teoria Claacute;ssica dos Testes (TCT) e a Teoria de Resposta ao Itemem /em(TRI). Os resultados obtidos por meio da utilizaccedil;atilde;o da TCT foram corroborados pela TRI, indicando que, de fato, parte dos alunos ingressantes no cursos de Ciecirc;ncias Contaacute;beis da IES ostentam fragilidades relevantes nas competecirc;ncias de alfabetizaccedil;atilde;o. Dado o atual niacute;vel de sofisticaccedil;atilde;o das IFRS e, principalmente, a subjetividade (julgamento da essecirc;ncia sobre a forma) advinda desse novo modelo, pode-se concluir que essa fragilidade na competecirc;ncia baacute;sica de alfabetizaccedil;atilde;o eacute; incompatiacute;vel com a demanda existente por parte do mercado por profissionais de Contabilidade. Embora os resultados alcanccedil;ados natilde;o possibilitem generalizaccedil;otilde;es, estes mostram-se relevantes no momento em que possibilitam a reflexatilde;o sobre as competecirc;ncias de alfabetizaccedil;atilde;o de alunos que estatilde;o chegando agrave; academia./ppnbsp;/p

Texto Completo: ARTIGO