Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, Vol. 2, No 3 (2012)

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O EFEITO SMART MONEY NO SEGMENTO DE FUNDOS MULTIMERCADOS

Sâmia Carneiro Fonseca, Rodrigo Fernandes Malaquias

Resumo


pEsta pesquisa buscou investigar a ocorrecirc;ncia do efeito Smart Money no segmento brasileiro de fundos multimercados, o que foi operacionalizado por meio da comparaccedil;atilde;o entre a rentabilidade meacute;dia dos fundos e sua captaccedil;atilde;o liacute;quida. Para tanto, foi realizada uma anaacute;lise descritiva com abordagem quantitativa, utilizando como meacute;todo estatiacute;stico o teste t de Student, com base em uma amostra de 20 fundos multimercados, no periacute;odo de maio de 2009 a julho de 2011. Os resultados obtidos evidenciaram a ocorrecirc;ncia do efeito Smart Money, pois a performance meacute;dia foi superior nos fundos que apresentaram maior captaccedil;atilde;o liacute;quida. Pressupocirc;s-se, assim, a existecirc;ncia de habilidade na seleccedil;atilde;o dos fundos por parte dos investidores, ou seja, em meacute;dia, eles foram capazes de identificar fundos que tiveram o melhor retorno no periacute;odo seguinte./p

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