Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI, Vol. 1, No 1 (2014)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Determinantes de custos de concorrentes: informações a partir de informações públicas

Simone Alves da Costa, Welington Rocha

Resumo


O objetivo deste estudo foi identificar a presença dos principais determinantes de custos nas empresas produtoras do setor de eletroeletrônicos no Brasil, utilizando exclusivamente informações públicas. Para identificar os determinantes, são utilizados alguns elementos obtidos por meio do referencial teórico que podem indicar a presença deles. A pesquisa é exploratória, teórico-empírica, qualitativa, bibliográfica e documental, complementada por entrevistas e análise de conteúdo. Foi realizado levantamento de informação pública em duas empresas do setor, e feitas entrevistas com três gestores que realizam análise de custos de concorrentes para confirmar a utilidade e abrangência do roteiro proposto. A investigação mostrou-se mais eficaz quando aplicada à companhia aberta, pois a evidenciação imposta pelos órgãos reguladores obriga a abertura dos elementos pesquisados. O trabalho teve importantes contribuições, como a sistematização teórica do conhecimento existente sobre determinantes de custos; a proposição da utilização dos determinantes de custos para fins de análise de custos de concorrentes; e a criação de um roteiro de coleta de dados que pode ser utilizado tanto para identificação dos determinantes de custos de uma organização, como para conhecer os fatores que impactam os custos de seus concorrentes. O nível de abertura e de exatidão das informações a que se referem os elementos caracterizadores dos determinantes de custos nas fontes de dados constituem o ponto de partida para trabalhos posteriores, bem como a ampliação do estudo a um maior número de empresas.

Texto Completo: PDF

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.