O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE: UMA AVALIAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DOS PESQUISADORES
Claudio de Souza Miranda, Adriana Maria Procópio de Araújo, Raissa Alvares de Matos Miranda
Resumo
pCom o crescimento do ensino superior no Brasil, observa-se que o seu processo de avaliação foi ampliado com ações públicas como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), e de órgãos de classe profissional. O objetivo da pesquisa foi identificar a percepção de docentes e profissionais sobre o exame de suficiência para a profissão contábil, bem como avaliar seu atual modelo. O estudo foi descritivo e a coleta de dados foi desenvolvida por meio de uma emwebsurvey/em com 1.185 autores de artigos apresentados em congressos e periódicos da área contábil. A amostra foi composta de 41,5% de pesquisadores que atuam como docentes, 29,1% atuam apenas como profissionais de mercado e 29,4% atuam nas duas áreas. Como resultado, a pesquisa apontou uma taxa de concordância de 90% com a exigência da prova, porém 57,7% entendem que a prova deveria ter revalidações periódicas, e 84,6% entendem que além do exame os profissionais deveriam comprovar atualização continuada. Com relação ao modelo que a prova é aplicada, 53% dos entrevistados concordam que é adequado. De maneira geral as questões aplicadas no exame foram consideradas medianas, mas cerca de 70% dos docentes costumam utilizá-las em maior ou menor grau em suas atividades didáticas. Os docentes entendem que bons resultados nestes exames têm importâncias para a imagem das Instituições de Ensino Superior./ppstrongPalavras-chave: /strongexame de suficiência; educação superior; ciências contábeis./p
Texto Completo: PDF
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.
.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................
ISSN 2176-9036 - QUALIS CAPES "B3"
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)
Departamento de Ciências Contábeis (DCC)
Campus Universitário Lagoa Nova
CEP 59072-970 Natal - RN - Brasil